Como cuidar e manter uma joia infantil? Este post é para você que se preocupa com o bem estar do seu bebê ou da sua criança. Saber preservar a joia infantil é muito importante, tanto para preservar sua qualidade quanto, principalmente, para garantir a segurança dos pequenos. 

Diminua drasticamente a chance de alergias, infecções e outros males, seguindo nosso guia completo de como cuidar e manter uma joia infantil de uma criança ou bebê.

1. COMO CUIDAR DE UMA JOIA INFANTIL EM OURO


O ouro é o melhor metal para joias infantis e cuidar delas é relativamente fácil e não requer grandes habilidades.

Do que você precisa para limpar uma joia infantil de ouro?

De água morna, uma tigela, um detergente de ph neutro (não corrosivo), uma escova de cerdas bem macias e uma flanela de microfibra.

Como limpar uma joia infantil de ouro?

Coloque na tigela a água quente morna com algumas gotas de detergente. Misture bem e mergulhe as joias nessa solução por cerca de 15 a 20 minutos. Com a escova de cerdas macias, escove suavemente as joias, peça por peça, até que perceba que estão limpas. Lave bem e seque com uma flanela de microfibra.

Como guardar uma joia infantil de ouro?

O ouro pode ser riscado se suas joias infantis forem guardadas amontoadas umas nas outras. Prefira guardá-las separadamente dentro da embalagem da joia ou saquinho de microfibra e nunca misture joias em ouro com joias confeccionadas em outros metais, como prata e aço.

2. COMO CUIDAR DE UMA JOIA INFANTIL EM PRATA

Joias infantis confeccionadas em prata raramente causam algum tipo de alergia, exceto em crianças com alergia a níquel. 

Mais que o ouro, a prata é um metal mole e está sujeita a riscos, amassados e a oxidação caso mal conservado.  

Do que você precisa para limpar uma joia infantil em prata?

De água morna, uma tigela, um pedaço de papel alumínio, um detergente de ph neutro (não corrosivo), uma escova de cerdas bem macias e uma toalha de microfibra.

Como limpar uma joia infantil de prata?

Forre a tigela com o papel alumínio e encha com água morna para quente misturada com o detergente. Deixe as joias infantis em prata mergulhadas nessa solução por alguns minutos. Você pode utilizar a escova macia para limpar mais precisamente. Depois de lavar com água corrente, é só secar com papel toalha ou toalha de microfibra em movimentos circulares.

Como guardar uma joia infantil de prata?

A melhor forma de guardar suas joias infantis em prata é enrolando-as em papel de seda ou em pedaços de pano com tramas respiráveis, dentro de um pote hermético.

Recomendamos não guardar joias em pratas com outros metais, como o ouro, pelo alto risco de arranhões.

3. COMO CUIDAR DE UMA JOIA INFANTIL COM PEDRAS OU PÉROLAS

As joias infantis adornadas com pedras e pérolas requerem um cuidado diferente, pois cada gema preciosa reage de uma forma diferente. 

A maneira mais segura de limpar suas joias com pedras porosas, como pérolas, corais e turquesas, é lavá-las com água morna e sabão não corrosivo, de ph neutro, e secá-la com um papel bem macio, livre de fiapos.

4. DICAS IMPORTANTES SOBRE JOIA INFANTIL

  • Retire as joias das suas crianças antes de levá-las à água, como na piscina ou na praia. 
  • Sempre siga as instruções de limpeza e armazenamento indicadas pela marca.
  • Nunca siga informações de “faça você mesmo”  com receitas caseiras em casa, principalmente em joias infantis, onde o risco de contaminação é mais perigoso.
  • Escolha sempre sabões suaves para a limpeza das joias. 
  • Cuidado ao expor suas joias com pedras e pérolas em aparelhos de limpeza UV, pois este pode danificar as pedras. 
  • Caso esteja em dúvida sobre como proceder ou ainda assim não se sinta segura em realizar a limpeza em casa,  informe-se com a assistência da joalheria onde comprou a joia para que siga as instruções dadas e até mesmo para uma melhor avaliação do procedimento a seguir.
  • Analise a joia infantil regularmente para se certificar de que as cravações, fechos e garras estejam firmes e fortes. Com o tempo é necessário fazer a reparação de fechos e tarraxas para que fiquem com a pressão adequada.

Joias Infantis Em Ouro 14k: Vale A Pena Investir?

Vale a pena investir em joias infantis em ouro 14k? Claro que sim. E para te convencer que esta é a joia infantil ideal para a sua filha, fizemos este post explicando os 05 principais diferenciais das nossas joias.