GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DAS JOIAS: A Tejat criou um guia sobrevivência de como cuidar das suas joias com as principais dicas práticas e úteis.

As joias nos lembram de momentos especiais e conexões que temos com outras pessoas, ou até mesmo com nós mesmas. Seja porque foi um presente de uma pessoa amada ou herança de algum familiar, temos um apreço e cuidado especial com esses adereços. Mas você sabe como cuidar da sua joia? Reunimos aqui dicas fáceis e rápidas para você prevenir suas joias de manchar, desbotar e ganhar possíveis arranhões.

A LUZ E O CALOR DO SOL PODEM DANIFICAR SUA JOIA

Você sabia que a luz e o calor do sol podem ser nocivos para as joias assim como são para nossa pele? Algumas pedras preciosas como ametista, kunzita, topázio, turquesa e corais, se expostas durante muito tempo ao sol, podem desbotar ou danificar. Outras gemas, especialmente o âmbar, podem escurecer com o tempo quando expostas a muita luz. Já as pérolas e o marfim, podem ficar mais claros se tiverem extrema exposição à luz. Em geral, a durabilidade e a cor de pedras preciosas podem ser danificadas se sujeitas ao calor e a luz do sol em excesso, então tome cuidado!

MANTENHA SUAS JOIAS LONGE DE PRODUTOS QUÍMICOS

Situações cotidianas que vivemos podem danificar suas joias, então para cuidar e proteger esses itens preciosos fique atento na exposição a produtos químicos, que podem deteriorar ou descolorir metais preciosos como ouro, prata e platina, e também podem danificar algumas gemas coloridas.

Produtos usados no dia a dia como spray de cabelo, loção, perfume ou outros cosméticos, podem conter substâncias químicas que danificam permanentemente a superfície de pérolas e outras gemas delicadas ou porosas (como a turquesa). Então, é aconselhado utilizar os produtos de beleza antes, esperar uns minutinhos para que a pele absorva o produto, e somente depois colocar suas joias.

Produtos de limpeza doméstica também podem ser danosos, o alvejante à base de cloro pode perfurar ou danificar as ligas de ouro, então caso for fazer aquela faxina, retire e guarde bem seus adereços. Ah, também é muito importar tirar as joias antes de mergulhar na piscina com cloro.


ARMAZENE SUAS JOIAS COM SEGURANÇA

Para evitar arranhões nas suas joias, evite deixá-las misturadas em porta-joias ou em cima de cômodas, o armazenamento adequado é na própria caixa da joalheria. Caixas de joias que tenham partes acolchoadas individualmente para cada adereço também são ideais. Quando viajar, sempre guarde-as em estojos próprios e separados para evitar arranhões e danos causados ​​por impactos.

Não guarde pérolas e opalas em ambientes muito fechados e secos, pois essas joias retiram a umidade do ar.  É importante que sejam guardadas em um estojo especial, sempre limpas para evitar possíveis corrosões. Diamantes devem ser guardados separadamente, em um porta-joias acolchoado ou em tecidos macios. A pedra pode ser arranhada caso entre em contato com outras gemas ou a armações de ouro, e podem inclusive danificar as demais joias.

DICAS QUE VALEM OURO

Sabemos que há um valor sentimental embutido em cada joia e que por isso muitas vezes não as tiramos do corpo. Alianças, anéis de noivado, aquela pulseira presente da amiga, do namorado… Mas isso pode acabar danificando nossas queridas joias, então anota aí 4 dicas muito importantes para preservar a beleza delas:

  • Aplique seus cosméticos, hidratantes e produtos para o cabelo antes de colocar suas joias, e faça isso sempre com as mãos limpas.
  • Não pulverize perfume diretamente sobre ou em torno de suas joias.
  • Para evitar arranhões e lascas, evite impactos com superfícies duras.
  • Todos os metais oxidam naturalmente com o tempo e exigem manutenção, então procure um serviço especializado para renovar sua joia.

Retire as joias antes de ir ao mar, piscina e sauna. O contato com cloro, o sal e o vapor d’água também são prejudiciais à joia.

Tire sempre suas joias ao tomar banho e lavar as mãos, pois o sabonete e a água quente podem ofuscar o brilho das joias.
Analise a sua joia regularmente para se certificar de que as cravações, fechos e garras estejam firmes e fortes. Com o tempo é necessário fazer a reparação de fechos e tarraxas para que fiquem com a pressão adequada.

Agora que você leu o guia de sobrevivência da joia e como cuidar das suas joias, já pode desfrutar os melhores momentos da sua vida com sua joia Tejat. E ah, aproveita para mandar esse post para sua família e amigas também aprenderem com as nossas dicas 😉

Descomplicadas, sofisticadas e duráveis: confira nossos modelos de joias clicando aqui.


COMO LIMPAR AS SUAS JOIAS

Aprenda o passo a passo de como limpar a sua joia de forma correta.