Passo a passo para limpar suas joias TEJAT em ouro 14k com ou sem diamantes.

Reunimos um passo a passo completo para você seguir com a limpeza das suas joias no dia a dia. Vamos lá? 

  1. Revise suas joias e certifique-se de que estão sem dano aparente, com pedras frouxas ou até mesmo se está faltando alguma. Caso esteja, acesse nossa página de reparos clicando aqui.
  2. Separe os materiais:
  • Pote de plástico limpo com água morna filtrada;
  • Pote de plástico limpo com água temperatura ambiente filtrada;
  • Detergente líquido incolor de ph neutro;
  • Escova de dentes com cerdas bem macias;
  • Pano macio limpo (sem fiapinhos) ou lenço de papel macio (papel higiênico também vale) para a secagem;
  • Opcional: pano de polimento (ou flanela macia tipo usada para limpar óculos, sem componentes químicos em sua composição);
  • Claro, as joias. Não tem problema limpar várias ao mesmo tempo, mas sugerimos dividi-las caso tenha uma quantidade grande para não correr o risco de riscarem durante a limpeza.

3. Misture o detergente na água morna e coloque suas joias imersas nessa solução por cerca de 10 a 15 min.

4. Com a escova de dentes, pegue a primeira joia e comece a limpar de maneira suave. Dica: Mãos de fada! Nunca passe a escova com força e evite escovar a superfície das pedras maiores, para não riscar a mesma. Cuidado com as correntes para não esticar com força e arrebentar os elos.

5. Coloque a joia dentro do pote com água filtrada limpa em temperatura ambiente. Faça isso com todas as joias.  

6. Certifique-se que as joias estão limpas e sem resíduos de detergente. Deixe-as secando em cima de um lenço de papel ou pano macios até secarem por completo. Você pode pressionar de leve o pano para ter certeza de que estão secas.
Nunca use suas joias molhadas ou com resíduo de detergente, pois podem oxidar com o tempo e não vão parecer tão limpas assim. (deixar em itálico)

7. Caso você tenha uma flanela para limpar joias, daquelas sem composição química, você poderá ainda lustrar sua joia, sempre esfregando de leve e apenas no metal. Esse processo ajuda a devolver o brilho do ouro e, de quebra, a relaxar a mente!

Minha joia tem pedras coloridas, e agora?

Neste caso, recomendamos que você entre em contato conosco para esclarecer qual procedimento realizar com sua joia, pois cada pedra é tratada de uma forma.

Esmeraldas, rubis, pérolas, gemas porosas como corais, pérolas e opalas, não devem ser limpas em casa; o cuidado com elas deve ser redobrado e apenas uma mão de obra qualificada deverá ser responsável pela limpeza das mesmas.

Alguém falou pasta de dente?

Tampe os ouvidos! 

Ok ok, sabemos que você já ouviu alguém comentar que as joias ficam limpas usando pasta de dente e que você não vê a hora de fazer esse experimento, algo quase involuntário, não é mesmo?

Acontece que a pasta de dente contém compostos químicos (como flúor) que podem danificar a sua joia! 🙁 

Ei, isso vale para todos os teores de ouro, ok?

Há um valor sentimental embutido em cada joia e que por isso muitas vezes não as tiramos do corpo. Alianças, anéis de noivado, aquela pulseira presente da amiga, do namorado… Mas lembre-se de 4 dicas muito importantes para preservar a beleza de cada uma delas (e pode sair por aí compartilhando):
  • Nunca faça uso de soluções caseiras e abrasivas para limpar suas joias, principalmente as que contém pedras preciosas. Isso inclui a pasta de dente! 😉
  • Retire as joias antes de ir ao mar, piscina e sauna. O contato com cloro, o sal e o vapor d’água também são prejudiciais à joia;
  • Tire sempre suas joias ao tomar banho e lavar as mãos, pois o sabonete e a água quente podem ofuscar o brilho das joias;
  • Todas as joias devem ser guardadas separadamente, em um tecido macio ou na própria embalagem.

Em épocas de Covid-19, como devo agir?

A limpeza constante das mãos e rosto se faz necessária neste período de turbulência e é uma prática que iremos acatar cada vez mais daqui para frente.

Por isso, recomendamos que retire suas joias ao lavar as mãos e passar álcool em gel. Caso não seja possível, assim que chegar em um ambiente seguro, retire suas joias e limpe-as como mostramos acima.

Cuidado com a limpeza frequente, principalmente em gemas mais frágeis, pois tem chance de desbotar aquelas que possuem tratamento (principalmente rubi, esmeralda, pérolas e corais). 

Em caso de dúvidas, não hesite em nos perguntar, ficaremos muito felizes em te ajudar!


GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DAS JOIAS

A Tejat juntou as principais dicas práticas e úteis de como cuidar das suas joias.