Por Que Escolher O Ouro 14k?

Conheça os diferentes tipos de ouro

O ouro é um dos metais mais raros do mundo, sendo utilizado desde itens de tecnologia a adereços e joias. Ele possui três cores que são as mais conhecidas: o amarelo, o branco e o rosa.

A quantidade do ouro em cada joia pode variar, pois outros metais são misturados a ele para torná-lo passível de manuseio; esses metais são chamados de ligas metálicas – sendo as mais conhecidas prata e cobre -, são elas que conferem ao ouro a tonalidade desejada. Para saber quanto de ouro há em uma joia, utilizamos a medida quilate (k), que identifica seu nível de pureza.

Quer conhecer os tipos de ouro e saber como escolher o ideal para você? Nós te ajudamos a descobrir.

Ouro 24k

Em sua forma mais pura, o ouro é chamado de ouro mil ou ouro 24k, o que indica que o material tem 24 de 24 partes de ouro e praticamente 100% de pureza. 

Este teor não é o mais indicado para a confecção de joias, pois o ouro puro é muito maleável, podendo ser facilmente danificado; o que, consequentemente, exigiria reparos constantes. 

Ouro 18k

Também conhecido como teor 750, o ouro 18k tem 75% de ouro puro em sua composição, ou seja, 18 de 24 partes, e o restante é composto de ligas metálicas para deixá-lo mais resistente. 

Esta variação é uma das mais utilizadas no mercado joalheiro, especialmente no Brasil, onde é amplamente difundida.

Ouro 14k

O ouro 14k é composto de 14 partes de ouro em 24, portanto tem 58,5% de ouro puro, sendo sua grande vantagem a durabilidade, quando comparado aos demais. 

Você sabia que o ouro 14k é mais durável quando comparado ao ouro 18k? Isso é devido a maior quantidade de outros metais em sua composição. 

Vamos conversar sobre o ouro 14k?

Como um dos mercados mais exigentes do mundo, os EUA elegeram o ouro 14k como preferência na confecção de joias, pois as vantagens que este ouro proporciona são inúmeras. 

O ouro 14k é composto de 14 partes de ouro em 24, portanto tem 58,5% de ouro puro, sendo sua grande vantagem a durabilidade, quando comparado aos demais tipos de quilates disponíveis no mercado. 

Ele é ideal para ser usado sem grandes preocupações, pois é mais resistente e menos propenso a danos e manchas. Além disso, ele se torna mais acessível que o ouro 18k e a platina, sendo uma excelente opção para todos os tipos de orçamentos. 

A versatilidade que o ouro 14k proporciona também vai além: suas diferentes tonalidades harmonizam muito bem com vários tipos de gemas e nuances de pele.

Qual a melhor opção, afinal?

As diversas variações do ouro abrem um grande leque de possibilidades.

O ouro 18k é o mais comum no mercado nacional, enquanto o 24k é usado em itens conceituais e modelos de exposição.

Em contrapartida, o ouro 14k tem se tornado uma escolha, dada sua usabilidade e inúmeras vantagens, comportando joias que vão de um design mais minimalista até as mais elaboradas, sendo ideais para serem usadas tanto de dia quanto à noite.

Agora que você conhece melhor os tipos mais comuns de ouro e as vantagens do ouro 14k, é hora de escolher o melhor modelo para o seu dia a dia!


GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DAS JOIAS

A Tejat juntou as principais dicas práticas e úteis de como cuidar das suas joias.